Logística Reversa
17/05/2020
Conservação e Reuso de Água
23/04/2020
Exibir tudo

Estação de Tratamento de Efluentes


Com um investimento próprio na casa de 30 milhões de reais, a Covolan Têxtil® iniciou em 2019 sua nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Totalmente controlada e monitorada por sistemas computadorizados, a nova ETE da Covolan Têxtil® tem capacidade de processamento de 150m3/hora e opera 24 horas por dia. Para compreendermos o que isto significa, esta instalação poderia tratar o esgoto de uma cidade com aproximadamente 10.000 habitantes. A ETE da Covolan Têxtil® utiliza em seu processamento o que existe de mais moderno no mundo, o sistema de tratamento por membranas com ultra filtração, o MBR –Membrane Bio Reactor, um processo feito por micro-organismos que degradam a matéria orgânica e inorgânica (efluente que sai da fábrica) e enviam para as membranas de ultra filtração.

O sistema MBR consiste na filtração do lodo biológico proveniente dos tanques de aeração pelas membranas que ficam submersas no meio líquido dentro dos tanques de filtração. A filtração é realizada por meio de sucção, ocorrendo assim à separação dos sólidos presentes na mistura líquida. O efluente tratado, chamado de permeado, sai com reduzida carga orgânica e por ter passado por uma barreira física, o mesmo já deixa o tratamento com elevado potencial de reuso. Análises diárias e repetidas várias vezes ao dia são realizadas em seu laboratório interno, adequadamente estruturado com o que se tem de melhor em equipamentos laboratoriais, contando ainda com periódicas análises externas, a ETE da Covolan Têxtil® devolve para a natureza águas limpas, cristalinas e livres de substâncias tóxicas, melhores do que quando foram captadas, atendendo não somente a legislação nacional como a internacional.

Uma estação de tratamento deste porte garante ainda para o setor público um importante ganho de eficiência nos resultados da conservação dos recursos hídricos.

Valor Ecológico: A água é um recurso precioso, escasso e finito. Sua conservação deve ser um compromisso de todos e para tanto é necessário tecnologia adequada, boas práticas e maturidade de gestão.

Covolan Têxtil®.
Open chat