OEKO-TEX® Standard 100
15/04/2020
HIGG INDEX | HIGG FEM
15/04/2020
Exibir tudo

ZDHC | Zero Descarte de Produto Químico Perigoso


Programa Zero Descarte de Produtos Químicos Perigosos
Em 2017, a Covolan Têxtil®​ entrou para o ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals), programa que tem por objetivo o Zero descarte de substâncias químicas nocivas ou perigosas na cadeia têxtil.

O ZDHC foi uma iniciativa de quase uma década atrás criada por grandes marcas mundiais do segmento da moda, como a C&A, Adidas, H&M, Inditex (Zara), Levi Strauss & CO., Puma, entre outras marcas signatárias que assumiram o compromisso de até 2020 não utilizarem em suas cadeias de suprimentos , fornecedores que utilizassem substâncias químicas restritivas em seus produtos, o que além do benefício direto ao consumidor, elimina a necessidade de tratamentos mais intensivos na água residual.

A Covolan Têxtil®​ é a primeira e única do seu segmento no Brasil e uma de três fabricantes mundiais de Denim a participar como empresa Colaboradora do Programa ZDHC em nível mundial.

O ZDHC segue os limites da MRSL (Manufacturing Restricted Substance List), uma relação ou lista de abrangência internacional que contém todos os produtos e substâncias restritivas na manufatura têxtil, estabelecida com limites máximos toleráveis, as quais devem ser controladas periodicamente através de testes laboratoriais. Dentre as substâncias que devem ser banidas, encontram-se ftalatos, metais pesados, fenóis, entre outros, considerados tóxicos e prejudiciais ao meio-ambiente, capazes de oferecer riscos aos trabalhadores e aos consumidores finais.

"Valor Ecológico: O Guia para Efluentes do ZDHC é estabelecer uma expectativa unificada nas indústrias têxtil e de calçados para avaliar a qualidade dos efluentes gerados e descartados. O ZDHC incentiva a adoção global das diretrizes apresentadas no guia, por qualquer organização interessada em um futuro mais sustentável."

Covolan Têxtil®​
Open chat