Green Washing
16/12/2021
Covolan é expositora na Colombiatex
15/01/2022

Na Covolan Denim, os conceitos que fundamentam o desperdício zero na produção remetem ao início da fabricação de denim no ano de 2000.

A cultura organizacional do combate ao desperdício, da minimização dos resíduos e da melhoria contínua, nos permite trabalhar valorosamente para extrair o melhor e de forma equilibrada para não gerar fadiga e ou risco de acidente com os colaboradores.

Dentro do processo fabril instalado, subtraímos as perdas previstas e o que sobra é a capacidade efetiva, dessa maneira, medimos nossa eficiência produtiva na fabricação de Resíduos Zero.

Nossos programas, certificados de gestão do meio ambiente, qualidade, saúde, segurança e responsabilidade social, como a ISO 14001, ISO 9001, ISO 45001, OEKOTEX

STANDARD 100, STeP, DETOX TO ZERO, HIGG-INDEX, PROGRAMA 5S e como membros contribuidores do ZDHC, entre outros, os quais que nos permite lidar efetivamente com um mercado competitivo, modal e diminuindo impactos ambientais.

Recurso humano: Nossos colaboradores. E para evitar irregularidades e orientar nos desacertos, nosso time, recebe treinamento, capacitação, sensibilização e conscientização, sem gerar fadiga humana.

Recurso produtivo: As máquinas, teares automatizados de última geração e equipamentos manuseados para não trabalhar além do que pode ser oferecido, recebem manutenção periódica para evitar perda não prevista com dimensão e não produzimos além do que temos capacidade produtiva.

Recurso de materiais: Toda a matéria-prima, insumos, água são escolhidos com critério. Trabalhamos com os fornecedores competentes que nos auxiliam a ser mais assertivos e ser zero desperdício utilizando as melhores matérias primas e melhores recursos auxiliares.

Optamos em trabalhar com fornecedores que possamos dar continuidade a sustentabilidade e o produto é sustentável. Os fornecedores fornecendo produtos sustentáveis, tirando agentes nocivos que comprometeriam o meio ambiente e ao ser humano, nos damos continuidade.

Práticas Covolan Denim:

• Fornecedores de produtos químicos inseridos nos requisitos do ZDHC, fornecendo volumes que são armazenados em tanques estacionários, evitando o uso de outras embalagens.

• Máquinas e equipamentos automatizados, como a de tingimento Genius Denim (Green Indigo Dye), que utiliza 40% a menos de água, 75% no processo de tingimento, 70% a menos no uso de produtos químicos, 65% a menos de energia, sendo 3x mais eficiente e 2x mais limpa que uma máquina de tingimento de índigo convencional (tingimento responsável).

• Circuitos d’água de reuso em processos de produção, que corresponde a mais de 30% até 50% de toda a água utilizada.

Estação de Tratamento de Efluentes que utiliza menos água e energia, gera menos lodo biológico, além do Zero descarte de produtos poluentes (químicos tóxicos).

Nossa ETE utiliza em seu processamento o sistema de tratamento por membranas de ultra e microfiltração. O MBR – Membrane Bio Reactor, um processo feito por microorganismos que degradam a matéria orgânica e inorgânica (efluente que sai da fábrica).

• Conservação e Reuso dos Recursos Hídricos.

• Zero Toxicidade = atendemos 100% a lista internacional de substâncias

químicas restritivas: MRSL e assim temos o sistema de certificação DETOX-TOZERO by OEKO-TEX, STeP by OEKO-TEX e ZDHC.

• Toda a coleção utiliza-se o corante Zero Anilina* da Bann Química que já eliminou a toxidade da Anilina e podemos tingir nossos tecidos sabendo-se que evitamos tal resíduo.

• Biomassa = Nossa fonte de energia renovável é a biomassa e assim, utilizamos restos de madeira, resíduos agroindustriais, material oriundo das fabricas ao em torno de nossa indústria. Ou seja, o que seria descartado e encaminhado ao aterro sanitário é enviado a uma cooperativa que faz o processo de trituração da madeira e separação dos materiais.

Dessa maneira as emissões de CO2 evitadas.

• Fornecedores que possamos dar continuidade a sustentabilidade e o produto é sustentável. Os fornecedores fornecendo produtos nessa condição tirando

agentes nocivos que comprometeriam o meio ambiente e ao ser humano.

É importante destacar que a indústria têxtil não é poluidora, quando existe uma poluição na indústria Têxtil é causado por fornecedores que fornece produto poluente e se optarmos por comprar produtos desses fornecedores somos condizentes, então construir um produto sustentável é optar por fornecedores que ofertem produtos sustentáveis também e dessa maneira o processo produtivo acompanha.

Consequentemente a nossa cadeia de valor se fortalece e prospera

Não importa o seu tamanho e sim com quem você se relaciona, como você constrói!

O DENIM IS REVIVE IN COVOLAN é um conceito onde desenvolvemos tecidos com o reaproveitamento das fibras através de resíduos fabris de algodão, para estimular e gerar a economia circular.

No processo industrial de fios de algodão é gerado o resíduo, este resíduo acumulado é captado para recuperação das fibras.

O que seria descartado é reaproveitado e a fibra recuperada é embalada em fardos, para ser novamente utilizada como matéria prima. Na nova mistura, entra as fibras recuperadas junto com as fibras de algodão 100% novas, o processo segue normal, iniciando-se pela fiação e depois para a tecelagem, se transformando em tecido com o resíduo de algodão de outras produções.

• Reaproveitamento de fibras

• Recuperação no processo fabril

• Zero Desperdício

Para a Covolan Denim a importância nesse processo é colaborar para construir o Jeans mais sustentável e com Zero toxidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *