Green Carpet: Prêmio EarthShot
06/12/2021
06/01/2022
Show all

Green Washing

– Qual é o significado de Greenwashing para Covolan Denim?
R.: Greenwashing é um crime!
Se falamos que a informação correta conduz a pessoas a tomada de decisões equivocadas é um crime e leva clientes, empresas a confiar em algo que não é verdadeira.
Os clientes vão usar um produto achando que não é contaminante, toxico e que não polui rios e lagos, quando na verdade ele é poluente aos rios, solo, ar, contaminando também os seres humanos e tudo isso é crime.
Um produto que não é verdadeiro pode contaminar rios, toxicar pessoas e é nessa analogia que consideramos o greenwashing um crime.
(palestra do James na FATEC Araras)

– Como o Greenwashing está afetando o Denim & Fashion?

R2: afeta a cada minuto que ele persevera.
Isso acaba criando uma concorrência desleal, porque aqueles que são ambientalmente sustentáveis, que trabalham para diminuir os impactos ambientais e que tiverem investimentos em prol da sustentabilidade, possuem bucos diferentes daqueles que não tem e as pessoas estão sendo enganadas no relacionamento comercial.
Os profissionais do Denim & Fashion compram algo achando outra, pensam que é seguro, que atende o uso de substâncias restritas e não atendem.
Então afeta a cadeia do Denim e Fashion.
A partir do momento que você compra algo achando que é correto, você não engana apenas o a empresa do Denim mas, toda uma cadeia de fornecimento e inclusive o consumidor final e claro afeta em um raio de alcance maior do que se imagina.

– O que poderia fazer uma indústria de Denim responsável para prevenir e neutralizar o Greenwashing?
R3: Temos que dividir a cadeia em 2 etapas, a cadeia de produção e cadeia de comercio.

A cadeia produtiva do Denim precisa atuar de uma maneira que a cadeia de comercialização já receba o produto correto.
Logo, começa conosco, se produzirmos de forma adequada o consumidor final recebe o produto dentro dos requisitos.
As empresas que estão engajadas, dentro desse proposito recebem o produto correto. Temos que ter uma lista positiva de fornecedores sustentáveis, ou seja são empresas confiáveis que não praticam o Greenwashing
Ou seja empresas que podemos trabalhar e com essas empresas que atuam de forma sustentável.
Não é uma atuação apenas para o Denim mill, precisamos atuar coletivamente na disseminação da informação sobre o tema, todos envolvidos precisam atuar honestamente.
Para valorizar o produto, conscientizar o consumidor e o resultado não é imediato. Não podemos continuar com essa desculpa, apologia ao preço.
Atualmente observamos várias mudanças do consumidor nesse sentido que já entende e busca a verdade.
Acreditamos na força da comunicação e precisamos falar mais sobre esse tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *