Camuflado
30/03/2020
Seven Black
06/04/2020

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), o qual tem como objetivo a prevenção da ocorrência de acidentes a partir da redução dos riscos operacionais, identificando oportunidades que proporcionem ambientes de trabalho seguros, cuidando da saúde e do bem-estar de todos nossos colaboradores.

Esta norma vem substituir a OHSAS 18001, publicada pela BSI, a qual a Covolan Têxtil® era certificada desde 2015. Diferente da OHSAS 18001 que de certa forma era focada exclusivamente em procedimentos, a ISO 45001 traz consigo uma abordagem mais moderna, com a análise da saúde e segurança operacional em cada processo, considerando suas particularidades, de forma integrada com as partes interessadas e com um foco na identificação de riscos e oportunidades, o que antes na norma anterior, era focado apenas nos riscos.

Outra abordagem que esta norma trouxe, foi a responsabilidade que deve existir por parte de toda a liderança com relação à saúde e segurança dos trabalhadores, não configurando-se apenas uma responsabilidade dos profissionais da Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Pelo contrário, a liderança precisa se envolver e comprometer-se no desenvolvimento e promoção da cultura ocupacional.

Valor Ecológico: a redução de acidentes com o estabelecimento de uma maior segurança na realização das atividades de trabalho. O atendimento à legislação pertinente se faz necessário, como o cumprimento do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil, mediante a Norma Regulamentadora 7, visando proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores, assim como tantas outras pertinentes, o que gera menor risco de sanções do Poder Público, mas garante sobretudo, o bem maior de qualquer empresa, a integridade física de seus colaboradores.

A Covolan Têxtil® foi certificada na ISO 45001 em 2020, sendo uma conquista em consequência de todas as outras ações estabelecidas ao longo dos períodos anteriores, em que a saúde e a segurança são consideradas como premissa em relação às condições de trabalho estabelecidas.

Covolan Têxtil®.