HIGG INDEX | HIGG FEM
15/04/2020
Programa 5S
15/04/2020
Exibir tudo

BCI – Better Cotton Initiative


A Covolan Têxtil®, desde 2017 como membro da Better Cotton Iniciative (BCI), garante que os fios utilizados em sua produção são provenientes de fazendas produtoras de algodão que utilizam práticas sustentáveis, as quais através de uma agricultura orgânica sem o uso de agrotóxicos e com o uso racional da água, promovem relações justas de trabalho com seus colaboradores. Os Princípios e Critérios de produção do Better Cotton são definidos como:

• Os agricultores da BCI minimizam o impacto prejudicial das práticas de proteção de culturas.
• Os agricultores da BCI promovem a administração da água.
• Agricultores da BCI cuidam da saúde do solo.
• Os agricultores da BCI melhoram a biodiversidade e usam a terra com responsabilidade.
• Os agricultores da BCI cuidam e preservam a qualidade das fibras.
• Os agricultores da BCI promovem trabalho socialmente justo, decente e seguro.
• Os agricultores da BCI operam um sistema de gerenciamento eficaz.

Para mais informações sobre este assunto, veja o link.

O BCI (Better Cotton Initiative) é uma organização global sem fins lucrativos, configurando-se como o maior programa de sustentabilidade do algodão no mundo. Formada por vários grupos como associações de produtores, traders, indústrias, grandes redes varejistas, ONGs, governos, entre outros, fornece para quem é membro associado o acesso à Better Cotton Platform, onde créditos do BCI, chamados de BCCUs são registrados, contabilizados e transferidos por toda a cadeia que fizer uso dos produtos oriundos deste algodão. Este fluxo é detalhado a seguir: Após ter sido produzido em campo na fazenda, o Better Cotton é enviado ao descaroçador (ou algodoeira) que irá armazená-lo separadamente do algodão convencional, para então poder compor os fardos 100% por algodão Better Cotton.

O algodão BCI é segregado fisicamente apenas no nível de produção, ou seja, da fazenda até as algodoeiras. Estes são auditados por terceira parte e certificados pela ABRAPA e o BCI. A partir das traders e fiações, o algodão BCI pode ser misturado com o algodão convencional até chegar no varejo. O sistema de equilíbrio de massa juntamente com a plataforma Better Cotton faz a medição e registro administrativo dos BCCUs (Better Cotton Claim Units), mais conhecido como “Crédito BCI”, onde 1 BCCU equivale a 1 Kg de algodão BCI em pluma.
O BCI estabeleceu regras para o manejo do Better Cotton ao longo da cadeia de fornecimento. Isso deu origem às orientações da cadeia de Custódia do Better Cotton.
A Cadeia de Custódia Better Cotton (CoC) é a estrutura principal que conecta a demanda com a oferta de Better Cotton e ajuda a incentivar os produtores de algodão a adotarem práticas mais sustentáveis.

O CoC refere-se à documentação cronológica e evidências eletrônicas relacionadas ao movimento dos produtos Better Cotton pela cadeia de suprimentos. Isso garante que o volume de Better Cotton reivindicado pelo varejista membro da marca BCI não exceda o volume de Better Cotton produzido pelos agricultores licenciados da BCI em um determinado período, contabilizando as taxas de conversão.

Para mais informações sobre este assunto, veja o link.

Para administrar a adequada transferência dos BCCUs pelo sistema de balanço de massa, a BCI criou uma plataforma online para facilitar o registro dos volumes de algodão adquiridos pela cadeia têxtil, onde a Covolan Têxtil® recebe e repassa os BCCUs recebidos de seus fornecedores para seus clientes, em um processo muito eficiente.

Valor Ecológico: Promover relações justas no trabalho, preservar o meio ambiente com o uso correto dos recursos naturais e trabalhar com responsabilidade gerando valor agregado. Estes são os pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Covolan Têxtil®
Open chat