Blanc
30/03/2020
Story
30/03/2020
Exibir tudo

Sou de Algodão


Sou de Algodão é um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Unir em uma só voz todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra, desde o homem do campo até o consumidor final, passando por tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes. É muita gente de fibra por trás de uma única peça de algodão!

O algodão é natural, confortável, leve, tropical e representa o que há de melhor em nossa brasilidade; Hoje, o Brasil é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo. E isso significa que nossa iniciativa colabora para uma jornada do produto ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente responsável.

Quando você escolhe o algodão, valoriza a origem da sua roupa e ainda ajuda a manter esse sistema que abastece integralmente o mercado interno, traz números significativos que colaboram com a economia nacional, gera empregos e é bom para todo mundo! A Covolan Têxtil® apoia o movimento Sou de Algodão e acredita na sua força contribuindo para uma moda consciente. A fibra do algodão brasileira é cultivada de forma responsável (75% da produção possui certificação socioambiental), gera empregos e movimenta a economia.

Nosso país é campeão mundial em produtividade quando o assunto é o algodão sem irrigação: mais de 90% de nossas plantações dependem apenas da água da chuva para se desenvolver e dão uma verdadeira aula sobre origem consciente e inovação.

Algodão Responsável Brasileiro, também conhecido como “algodão sustentável”, é o ingrediente principal do movimento Sou de Algodão. O ABR é um programa implantado em 2012 pela Abrapa para garantir o comprometimento de sua produção com a sustentabilidade em três pilares.

Ambiental: inclui responsabilidade com a preservação do meio ambiente e uso controlado e adequado de defensivos.

Social: prevê respeito ao trabalhador e garante relações justas entre contratantes e contratados, sempre de acordo com a lei e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

Econômico: enfatiza a saúde econômica dos negócios que envolvem o algodão, beneficiando a todos de modo justo e equilibrado e estimulando o crescimento do produto interno bruto brasileiro.

Desde 2013, o ABR atua em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI). Na prática isso significa que, no Brasil, para ter o licenciamento internacional, a produção precisa ser certificada ABR. Em critérios, a certificação brasileira une os 25 critérios mínimos de produção da BCI, os mesmos usados no mundo inteiro, e outros 153 adicionais relacionados com a nossa legislação.

Valor Ecológico: Cooperar, colaborar, contribuir com todos. A Covolan Têxtil® valoriza o plantio, cultivo e colheita de algodão, reconhecemos sua importância socioeconômica ao nosso país e ao nosso Denim.

Covolan Têxtil®​
Open chat