Sou de Algodão
03/08/2020
Estação de Tratamento de Efluentes
15/04/2020
Exibir tudo

Programa 5S


O Programa 5S é considerado base para a implantação de um Sistema de Gestão Integrado da Qualidade, Ambiental, da Saúde e Segurança no Trabalho, pois cria uma cultura organizacional de disciplina e manutenção da ordem e organização no ambiente de trabalho, eliminando os desperdícios, melhorando a motivação dos colaboradores e aumentando a segurança e a produtividade da empresa.

A Covolan Textil® mantém esse programa ativo há mais de uma década, com uma metodologia adequada e customizada para garantir a melhoria contínua da organização.

A principal vantagem do programa 5S é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas.

1S - Senso de Utilização: Ensina que devemos ter somente o necessário e na quantidade necessária e sem improvisações. O principal objetivo é tornar o ambiente de trabalho mais útil e menos poluído, tanto visualmente como espacialmente. Para tal, classifica-se os objetos ou materiais de trabalho de acordo com sua utilidade, mantendo o necessário e descartando o desnecessário. Ainda conforme a sua frequência de uso: constante, ocasional ou raro, determina-se a sua localização de guarda ou armazenagem, permitindo o seu alcance com a correta eficiência quando da sua utilização.

2S - Senso de Ordenação: Tem como principal objetivo ter locais definidos para cada material, ferramental ou objeto, e sempre que possível os recursos devem estar identificados, para que possam ser acessados de forma segura e rápida. Seu conceito chave é a simplificação. A organização espacial previamente feita a partir do senso de utilização, oferecerá uma economia de tempo ao se ter maior agilidade na procura dos objetos que estarão adequadamente identificados e organizados.

3S - Senso de Limpeza: O terceiro item preza pela limpeza dos ambientes e instalações, e investigação minuciosa do local de trabalho em busca de rotinas que geram sujeira ou imperfeições (ambientes limpos facilitam a detecção de anormalidades). Qualquer elemento que possa causar algum distúrbio ou desconforto (como mau cheiro, falhas na iluminação ou barulhos) deve ser consertado. O principal resultado é um ambiente que gera satisfação nos funcionários por trabalharem em um local limpo e organizado, além de equipamentos com menos possibilidades de erros ou de quebra por conta da constante fiscalização.

4S - Senso de Saúde: O quarto senso prescreve atitudes para melhorar a saúde física, mental e emocional, cuidando da higiene pessoal e da segurança no local de trabalho, além de conscientizar todos da importância em gerar um ambiente de trabalho mais limpo, organizado, identificado e controlado, preconizado nos três primeiros sensos. O cuidado em se ter uma alimentação saudável, a prática de exercícios, a construção de um ambiente respeitoso de trabalho, e o atendimento às normas de segurança, fazem parte da composição deste senso que irá contribuir para um melhor desempenho e produtividade de quem o pratica.

5S - Senso de Autodisciplina: O quinto senso, o da Autodisciplina, pode ser considerada a chave do sucesso do 5S. Ele ocorre quando o funcionário passa a exercer o seu papel para a melhoria do ambiente de trabalho, do seu desempenho e da saúde pessoal, de forma natural, através de um processo de repetição e prática que caracteriza o estabelecimento de um comportamento com disciplina.

Focado na melhoria contínua, o 5S é um programa de caráter participativo, sendo uma ferramenta para educar as pessoas de forma fácil, simples e efetiva dentro e fora do ambiente de trabalho.

Valor Ecológico: Por meio de práticas mais sustentáveis é que os colaboradores sentem-se mais engajados a cumprir suas responsabilidades com mais empenho e satisfação.

Covolan Têxtil®​
Open chat