ZDHC | Zero Descarte de Produto Químico Perigoso
15/04/2020
BCI – Better Cotton Initiative
15/04/2020
Exibir tudo

HIGG INDEX | HIGG FEM


A Covolan Têxtil® têm sua sustentabilidade avaliada anualmente no portal Higg Index, um conjunto de módulos e requisitos padronizados que pontuam com precisão o desempenho da sustentabilidade de seus processos. Essas ferramentas medem os impactos ambientais e sociais ao longo do seu processo produtivo. Com esses dados a Covolan Têxtil® pode identificar pontos críticos, melhorando o desempenho da sustentabilidade com a transparência ambiental e social para seus stakeholders.

O Higg Index trata-se de um conjunto de ferramentas dispostos em questões que avaliam o desempenho ambiental das indústrias têxteis e de calçados, com o objetivo de fomentar a melhoria contínua. Estas questões são respondidas em um portal através de uma autoavaliação da própria empresa, sendo que estas respostas, oportunamente serão conferidas por um profissional qualificado. Não se trata de uma avaliação de aprovação ou reprovação, mas uma ferramenta que identifica oportunidades de melhorias, conferindo e amentando a confiança para a cadeia de suprimentos, assim como para os consumidores.

O Higg FEM (Higg Facility Environmental Module), é módulo do Higg Index que mede o desempenho ambiental da instalação, ano após ano, e foi projetado para:  ·Medir e quantificar os impactos na sustentabilidade de uma instalação;  ·Reduzir a redundância na medição e elaboração de relatórios de desempenho da sustentabilidade das empresas;  ·Reduzir riscos e descobrir eficiências, gerando valor para os seus usuários e integrantes;  ·Definir meios de comunicação que sejam comuns a divulgar a sustentabilidade para as partes interessadas (stakeholders)

O Higg FEM foi desenvolvido conjuntamente pela Sustainable Apparel Coalition (SAC), Outdoor Industry Association (OIA) e Zero Discharge of Hazardous Chemicals (ZDHC), para convergir suas respectivas ferramentas químicas em um único e harmônico questionário de avaliação de gestão dos produtos químicos e outras questões ambientais, evitando esforços duplicados, enquanto aumentam também a qualidade da avaliação, permitindo o compartilhamento de dados.

Com esta ferramenta, o ZDHC substituiu o seu Audit Protocol V.2.0, incentivando que suas empresas associadas, colaboradoras ou integrantes do ZDHC, passem a utilizar o HIGG FEM como indicadores de desempenho do gerenciamento químico, de forma holística, servindo inclusive como benchamrking, ao consultarem as melhores práticas.

O Higg FEM é composto por uma série de questões que se desdobram em outras, referentes a sete seções abaixo discriminadas que podem atingir 3 níveis (1, 2 e 3). Somente com o nível 1 totalmente completo é que são liberados os níveis 2 e 3. Isto significa que quanto maior, melhor o nível atingido pela empresa na avaliação da sua sustentabilidade.

• Sistema de Gestão Ambiental
• Energia e Emissão de Gases de Efeito Estufa
• Emissões Atmosféricas
• Uso de Água
• Efluentes Líquidos
• Gestão de Resíduos
• Gestão de Químicos

A Covolan Têxtil® é a primeira e única do seu segmento no Brasil e uma de três fabricantes mundiais de denim a participar como empresa Colaboradora do Programa ZDHC em nível mundial. Isto determina que atendemos o Higg FEM, no portal Higg Index.

Valor Ecológico: As empresas que possuem um sistema de gestão responsável e eficiente de produtos químicos, gases, resíduos e água, contribuI para um mundo mais sustentável.

Covolan Têxtil®
Open chat